sábado, 1 de dezembro de 2012

Aulas na Cidade e na Roça / Classes in the City and on the Farm



Fiz o Curso Normal meio contrariada, porque eu queria mesmo é fazer o Clássico, estudar outros idiomas, viajar, coisas assim. Naqueles dias tínhamos 3 opções: estudar na Escola Normal e ser professores, fazer o Curso Científico e estudar medicina, engenharia ou outro curso de exatas, ou fazer o Curso Clássico e estudar direito ou outro curso de humanas. Mas meu pai e irmão mais velho insistiram, dizendo que eu teria uma profissão após concluir o curso, e acabei concordando.

É interessante notar que algumas vezes não fazemos o que desejamos, mas depois achamos que foi a escolha certa. Quando terminei o curso, fui para o curso de Aperfeiçoamento (1 ano), e depois para o curso de Especialização Pré-Primária (2 anos). Simultaneamente, fiz um concurso para lecionar nas escolas do SESI e comecei a dar aulas de alfabetização de adultos.

Passei no concurso e tinha uma vida bem ocupada. Fazia aulas de piano, aprendi a costurar – um curso do SESI que ensinava um pouco de tudo. Comecei a dar aulas, e minha primeira turma era de preparatório para o exame de admissão, ou quinto ano. Naquela época, fazíamos os primeiros quatro anos, depois um exame para admissão ao ginásio, estudávamos mais quatro anos, e enfrentávamos mais um exame de admissão a um dos cursos do Ensino Médio.

Como era difícil ensinar aquela crianças! Primeiro, porque a classe era muito heterogênea. Alguns alunos mal sabiam ler, outros eram bem inteligentes e bons alunos. Matemática, então... alguns não sabiam nem mesmo a tabuada. Mas outros ficarão para sempre gravados em meu coração. Uma turminha ia todos os dias me buscar em casa, para carregar meus livros, minha bolsa, qualquer coisa.

Eu me lembro vividamente de um aluno chamado Luís que chegava sempre esbaforido, com o rosto vermelho e suado, carregando os sapatos, em cima da hora. Perguntei a ele porque não saía de casa mais cedo. Ele respondeu:
_ Ah, professora, desculpe, mas tenho que ajudar meu pai na roça, tirar leite das vacas e caminhar até a escola.
_ É longe da sua casa?
_ Não, só 6 quilômetros.
Seis quilômetros! E o Luís nunca faltava, fazia todas as tarefas, era um dos melhores alunos. Por onde andará?

As aulas de alfabetização eram completamente diferentes. Eram em uma fazenda de um amigo de meu pai, à noite. Eu tinha que tomar um ônibus meia hora depois de terminadas as aulas na escola do SESI e só voltava para casa às 22 horas. Os alunos eram adultos, vinham cansados depois de trabalhar o dia todo na lavoura. Eram também muito tímidos. Um deles fazia tanta força e transpirava tanto que o caderno ficava todo cinza do grafite do lápis.

As crianças da colônia também apareciam para conversar, e os adultos ficavam muito bravos. Eu sempre batia um papinho com a criançada, mas depois percebi que os adultos ficavam envergonhados por não saberem ler, por terem que estudar à noite, depois da lida diária, enquanto as crianças estudavam durante o dia, com toda a comodidade. Pedi às crianças para virem antes da aula, para não melindrar os adultos.

Certa noite um garotinho simpático, que gostava de aparecer na escola, chegou perto de mim tristinho e perguntou:
_ Posso tocar uma modinha para a professora? Hoje é meu último dia aqui, vamos nos mudar para outra fazenda.

Como dizer não? Deixei que ele tocasse, com muito sentimento, uma linda moda de viola.

Dois anos depois nos mudamos para São Paulo, e a experiência foi bem diferente. Eu passei a ensinar na periferia, quase todos os alunos eram repetentes. Milton era a exceção. Um japonesinho gordinho, sorridente e asseado, que também chegava sempre em cima da hora. Perguntei a ele se não poderia sair de casa um pouquinho mais cedo.
_ Não dá, professora, antes de vir para cá vou à escola japonesa.

Fiquei admirada, era uma classe de segundo ano, ele devia ter apenas oito anos e estudava oito horas por dia!

É, temos muito que aprender com esse povo trabalhador.

************

I went to Normal School a little against my will, because what I really wanted to do was to study at the Classical course, learn other languages, travel, things like that. In those days we had e options: go to Normal School and become teachers, go to the Scientific Course and prepare to study medicine, engineering or another more technical course, and go to the Classical Course, intended for those who wanted to study law or another course in the humanities field. But my father and older brother insisted, saying that I would have a profession when I graduated and I finally agreed.

It is interesting to see how sometimes we do not do what we desire, but later on believe it was the right choice after all. When I graduated, I took a Further Education Course (1 year), then a Pre-School Specialization Course (2 years). At the same time I took a selection exam to teach at SESI schools and began to teach adults how to read.

I passed the exam and had a very busy life. I had piano lessons, learned how to sew – a course given by SESI that taught a little of everything. I began to teach and my first group was a preparatory to the entrance exam, of fifth grade. At that time, we studied for 4 years, then took an entrance exam to the second part of elementary school (gymnasium), study for 4 years more, then take another entrance exam to one of the secondary level courses.

How difficult it was to teach those children! First, the class was very heterogenuous. Some of the students could barely read, other were quite smart and diligent. Mathematics... some did not even know their multiiplication tables. Some of them, however, will be always engraved in my heart. A small group would come to my house every day, to carry my books, my bag, anything at all.

I vividly remember a student called Luís, who would arrive always breathless, his face red and sweaty, carrying his shoes, at the last minute before the bell rang. I asked him why he didn't leave a little earlier. He answered:
_Ah, teacher, I'm sorry, but I have to help my father on the farm, milk the cows and then walk to school.
_ Is it far from your home?
_ No, only 6 kilometers.

Six kilometers! And Luís never missed a class, did all his homework and was one of the best students. Where is he today?

The literacy classes were completely different. I taught at the farm that belonged to a friend of my father's, in the evening. I had to take a bus half an hour after I finished my classes at SESI, walk for about two kilometers and only came home after 10 p.m. The students were all grown up and came to school tired, after a long day in the fields. They were extremely shy. One of them would write pressing so hard and perspire so much that his notebook became all gray from the carbon in the pencil.

The children who lived on the farm also showed up to chat, and the adults got very mad at them. I always chatted with the kids but then realized that the adults were ashamed of having to study in the eveningm after a hard day in the fields, while the children studied during the day, with all the comforts. I then asked the children to come by before the class, so as not to make the adults uncomfortable.

One evening a very likeable little boy, who enjoyed dropping by the school, came over to where I stood and asked:
_ May I play a little song for you, teacher? This is my last evening here, we are going to move to another farm.

How could I say no? I let him play, very expressively, a beautiful song on a kind of rustic guitar called “viola caipira”.

Two years later we moved to São Paulo and the experience was quite different. I began teaching in the outskirts of the city and almost all of the students had failed one or more times. Milton was the exception. A chubby, smiling and clean Japanese fellow who always arrived in the nick of time. I asked him if he could leave home a little bit earlier.
_ I can't, teacher, before coming here I go to the Japanese school

I was dumbfounded. It was a second grade class, he must have been only eight years old and studied eight hours a day!

We have a lot to learn from these hard working people.



Nenhum comentário:

Postar um comentário