Acho
que me adapto facilmente a diferentes circunstâncias hoje em dia,
mas nem sempre fui assim. Quando completei 21 anos ainda morava em
São João da Boa Vista, onde vivia feliz e tranquila.
Mas
as mudanças chegam e precisamos enfrentá-las com coragem. Meu pai
foi transferido para São Paulo e lá fomos nós. Meus dois irmãos
mais velhos já moravam fora, a Ellen nos EUA e o Clóvis em Santos,
onde estudavam. Meus dois irmãos mais novos, Paulo e Sérgio, tinham
15 e 8 anos.
Fomos
para um apartamento na Avenida Santo Amaro e pedi transferência para
outra escola do SESI. A escola onde passei a lecionar ficava no
bairro Casa Verde Alta ou Vila Espanhola – longe demais! Eu tomava
um ônibus até o Anhangabaú, no centro da cidade, depois caminhava
até a Avenida Rio Branco onde tomava outro ônibus, ia até o ponto
final e andava mais um pouco, até chegar a um prédio inacabado, com
escadas de cimento rústico, em um bairro perigoso.
No
início essa maratona me deixava tão cansada que mal conseguia
conversar, quando voltava para casa. Mas depois de algum tempo, senti
a necessidade de fazer outras coisas. Eu não tinha amigos e sentia
falta de caminhar por apenas uma quadra e sempre encontrar dois ou
três amigos.
Um
dia, lendo o Estadão, vi um anúncio em inglês que dizia: Escola
Sino Brasileira procura professora bilíngue inglês-português.
Resolvi ir até lá, ficava no Itaim, no caminho da ida até o
Anhangabaú. Fui contratada e teve início uma experiência única.
A
China dos anos 60 era muito diferente do gigante industrial de hoje.
Os meus alunos formavam um grupo heterogêneo, de 6 a 13 anos, todos
refugiados que haviam chegado recentemente ao Brasil. Era uma turma
pequena, cerca de sete alunos a quem eu tinha que ensinar todas as
matérias em inglês. O objetivo era prepará-los para ingressarem em
turmas onde todos já falavam inglês fluentemente.
Que
experiência enriquecedora! As duas alunas menores eram gêmeas, com
6 anos de idade, e eram tão tímidas que eu precisava falar baixo,
com muita suavidade, ou elas se assustavam e ficavam me olhando com
olhos arregalados, abraçadas! Não falavam quase nada de inglês.
Depois vinha um garoto um tanto rebelde, que tinha um talento enorme
para desenho. Os traços e as cores eram sempre perfeitos. Mas o tema
era um só: guerra. Sempre havia explosões, bombas, aviões e
tanques, soldados feridos e sangue por todo lado. Outro garoto era
muito quieto, tímido, eu ficava sempre procurando fazer com que ele
participasse mais. Havia uma garota também muito tímida e quieta, e
por último duas amigas inseparáveis, as mais velhas da turma, com
13 anos, que eram muito boas alunas e simpáticas, quase prontas para
serem transferidas de classe.
Um
dia uma delas me convidou a visitar sua família. Em uma manhã de
sábado fui até a casa dela. Era uma casa pequena e simples do outro
lado da cidade, os pais dela ficavam sorrindo e se inclinando e não
diziam nada. Falei com eles, mas só se entreolharam e a filha logo
explicou que eles não falavam inglês... nem português! Visita
difícil... Foi lá que tomei chá de jasmim pela primeira vez.
A
melhor amiga dela também me fez um convite: ir à festa no Palácio
Mauá, em comemoração ao Dia Nacional da China, 1º de outubro.
Minhas alunas disseram: _ Professora, nós podemos levá-la à nossa
costureira, ela pode fazer um vestido chinês lindo! Mas achei que,
com meu rosto tão ocidental, não ia combinar...
***********************
I
believe I adapt easily to changes circumstances nowadays, but it
hasn't been always like this. When I was 21 years old I still lived
in São João da Boa Vista, heppy and carefree.
But
changes come and we have to face them with courage. My father was
transferred to São Paulo and we had to move. My two older siblings
were already living away from home, Ellen in the USA and Clovis in
Santos, where they went to college. My two younger brothers, Paulo
and Sergio, were 15 and 8.
We
moved to an apartment on Avenida Santo Amaro and I requested a
transferrence to another SESI school. The school where I began to
teach was in the Casa
Verde Alta or
Vila Espanhola neighborhood
– too far! I had to take a bus to Anhangabaú, in the downtown
area, then walk to Avenida Rio Branco where I took another bus, ride
to the last bus stop then walk a little more until an unfinished
building, with stairs in rough cement and in a dangerous place.
At
first this marathon left me so exhausted that I was barely able to
talk when I got home. But after a while I felt I had to do other
things. I had no friends and missed living in a town where I walked
for only a block and met two or three friends.
One
day, reading the “Estadão” (the newspaper my father subscribed
to) I came across an ad in English that said: Chinese-Brazilian
School seeks bilingual teacher (Portuguese/English). I
decided to check it out, the school was located in Itaim, on the way
to Anhangabaú. I was hired and them began a unique experience.
China
in the 1960s was quite different from the industrial giant of today.
My students comprised a heterogenous group, aged between 6 and 13,
all of them refugees recently arrived in Brazil. It was a small
group, around seven students to whom I had to teach all subjects in
English. The objective was to prepare them to enroll in classes where
all could already speak English fluently.
What
an enriching experience! The two youngest students were six-year-old
twin sisters who were so shy that I had to speak in a low voice, very
softly; otherwise they were frightened and stared at me with big
eyes, holding each other! They spoke almost no English at all. Then
there was a boy who was somewhat rebellious
and
had an enormous talent for drawing. The traces and colors were always
just perfect. The theme, however, was only one: war. There always
were explosions, bombs, airplanes and tanks, wounded soldiers and
blood everywhere. Another boy was bery quiet, shy, I was constantly
trying to make him participate more. One of the girls was also very
timid and quiet, and finally there were two inseparable friends, the
oldest ones in the group, who were 13, very good students and very
friendly, almost ready to be transferred to another class.
One
day one of them invited me to visit her family. On a Saturday morning
I went to her house. It was a small and simple house on the other
side of the city, her parents kept smiling and bowing without saying
a word. I addressed them but they only looked at each other and
their daughter explained that they did not speak English... nor
Portuguese! A difficult visit... It was there that I had jasmin tea
for the first time.
Her
best friend also issued an invitation to me: go to a party at the
Mauá Palace, celebrating the National Day of Chine, the 1st
of October. My pupils said:
_
Teacher, we can take you to our seamstress, she can make you a
beautiful Chinese dress! But I thought that, with this very
Occidental face of mine, I would look strange in it...
Nenhum comentário:
Postar um comentário