quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Nova profissão / New occupation


Aos poucos fui me adaptando à nova cidade e fazendo novas amizades. Profissionalmente, também estava indo bem – fui promovida a encarregada da escola em Pedreira e comecei a dar aulas de português na Pan American Christian Academy, uma escola para filhos de estrangeiros que desejavam estudar todas as matérias em inglês e seguindo o calendário dos Estados Unidos, para não haver interrupções se os pais fossem transferidos novamente para outro país ou de volta para o país de origem. De acordo com as leis brasileiras, o ensino do português era obrigatório.

Mas comecei a achar muito cansativo ir a lugares tão distantes um do outro de ônibus. Eu não dirigia e levava duas horas para chegar até a escola do SESI, mais duas horas para voltar. Consegui transferência para outra escola mais próxima da minha casa, mas mesmo assim os ônibus estavam sempre lotados. Eu achava horrível tomar aqueles ônibus tão cheios, acostumada que estava a morar em uma cidade pequena, onde ia a pé para a escola onde lecionava, acompanhada dos meus alunos, que faziam questão de me buscar e carregar meus livros.

Em uma tarde de domingo eu estava lendo o “Estadão”, o jornal que meu pai assinava, e vi um anúncio que me chamou a atenção: “Multinacional procura secretária bilíngue inglês-português para o escritório de Jacuacanga. Candidatas deverão se apresentar para entrevista no escritório de São Paulo, na Rua da Consolação, ...”. Fiquei pensando: e se eu fosse até lá para ver como é essa entrevista?

Na sexta-feira seguinte, como eu não lecionava à tarde, me vesti de maneira mais formal e fui até lá. Fui entrevistada por um gentil cavalheiro que me perguntou: _ Você mora com seus pais, não é? Respondi que sim. Ele continuou com as perguntas: _ Você sabe onde fica Jacuacanga? Respondi que não. Ele disse: _ Fica perto de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. E é um estaleiro. Eu não podia dizer a ele que só queria ver como era a entrevista para aquele cargo, então me calei. _ Mas, tenho uma boa notícia: estamos precisando de uma secretária para nosso diretor, que é franco-canadense. Você poderia ficar mais um pouco e falar com ele?

Ai, ai, ai... O que eu poderia dizer? _ Claro, posso ficar. Meu entrevistador foi até a diretoria e falou com o chefe, depois fui entrevistada também pelo diretor, que me pediu que tomasse um ditado. Eu disse que não era taquígrafa, mas ele respondeu que falaria lentamente... Escrevi o que ele ditou à minha moda, fazendo abreviações, e depois ele me pediu que datilografasse minhas anotações.

Aí começou o problema: embora eu tivesse feito um curso de datilografia (incompleto) e usasse os dez dedos, a máquina de escrever era uma IBM de esferas, moderníssima naquela época. Eu não sabia nem ligar a máquina... Felizmente meu futuro colega Edu achou tudo muito divertido, mas veio me socorrer. Quando levei a folha datilografada para o diretor, ele disse: _ Parabéns, nenhum erro! Pode começar na segunda-feira?

******************************************************************

Little by little I began adapting to the new city and making new friends. Professionally I was doing well – I was promoted to principal of the school in Pedreira and began to teach Portuguese at Pan American Christian Academy, a school for the kids of expatriates who wished to study all subjects in English and following the US calendar, so that there would be no interruptions in case the family was transferred again to another country or back to the country of origin. According to Brazilian laws, Portuguese was a mandatory subject.

I began to find it exhausting to go to places so far apart on the bus. I did not drive and it took me two hours to get to the SESI school, plus another two hours to ge to home. I managed to get transferred to another school closer to where we lived, but the busses were always very crowded. I thought it was horrible to take those crowded buses, as I was used to living in a small town, where I walked to school in the company of my students, who always came by the house to walk with me and carry my books.

On a Sunday afternoon I was reading the “Estadão”, the newspaper my father subscribed to, and saw an ad that caught my attention: “Multinational company seeks English-Portuguese bilingual secretary for the Jacuacanga office. Candadates should come for an interview at the office in São Paulo, at Rua da Consolação...”. I thought : what if I went there just to see what this interview is like?

Next Friday, as I did not have classes in the afternoon, I put on more formal clothes and went there. I was interviewed by a very polite gnetleman who asked: _ You live with your parents, don't you? I answered yes. He continued: _ Do you know where Jacuacanga is? I answered no. He said: It is close to Angra dos Reis, in Rio de Janeiro. And it is a shipyard. I couldn't tell him I just wanted to see what an interview for that position was like, so I kept quiet.
_ But I have good news, he said, we need a secretary to work for our director, who is French-Canadian. Could you stay a little longer and talk to him?

My, oh my... What could I say? _ Of course I can stay. My interview walked to the director's office and talked to the boss, then I was interviewed also by the director who asked me to take dictation. I told him I was not a stenographer, but he replied that he would dictate slowly... I wrote what he dictated using my own system, with abbreviations, and afterward he asked me to type my notes.

Then my troubles began: although I had taken a typing course (incomplete) and used my ten fingers, the typewriter was an electric IBM with font spheres, ultra modern at the time. I didn't even know how to turn it on... Fortunately my future workmate Edu thought everything was very funny, but came to my rescue. When I took the typed page to the director, he said: _ Congratulations, no mistakes! Can you start Monday?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário