Meu
início de carreira como secretária bilíngue foi ótimo: escritório
pequeno, chefe gentil e cavalheiro, colegas simpáticos. Nem com
ônibus eu precisava me preocupar: havia um motorista que passava na
casa de cada funcionário e nos levava até à Rua da Consolação.
O
trabalho era simples, mas tinha que ser muito bem feito. Havia uma
carta enviada a um almirante mensalmente, que eu tinha que
datilografar, colocar o carimbo e levar para o chefe assinar. Aí é
que estava o problema: ele tinha uma coisa com carimbos, tinha que
estar absolutamente alinhado. Qualquer fração de milímetro e eu
tinha que datilografar tudo novamente. No começo era uma tremedeira
cada vez que eu datilografava aquela carta...
Foi
um bom treino. Aprendi a prestar atenção redobrada no que fazia.
Meu chefe achou que eu estava indo muito bem, logo me deu um aumento
e já estava pensando em equiparar meu salário ao de uma colega que
além de ter vários anos de experiência no cargo, era trilíngue –
português, inglês e holandês. Mas nada é perfeito nesse mundo...
A
matriz holandesa começou a investigar o escritório, parece que
havia alguma irregularidade. Acabei ficando só 6 meses no cargo.
Enquanto a investigação ficava cada vez mais séria. O ambiente no
escritório foi perdendo todo o charme do ambiente cordial que
reinava ali.
É
interessante como as coisas acontecem na vida da gente. Não planejei
nada disso, mas recebi convite de uma amiga da família que morava e
dirigia uma escola em Recife para que eu fosse para lá tomar conta
da escola enquanto ela ia de férias para os EUA. Ela me pagaria
passagens de avião de ida e volta e uma pequena ajuda de custo. Não
tive dúvidas... Foi a primeira vez que viajei de avião.
Essa
amiga era missionária, de uma denominação diferente da minha, e
muito meiga. Não tinha tido filhos, e em Recife adotou uma menina
linda. Olhinhos puxados, cabelos escuros e lisos, um sorriso
encantador. O casal e a menina foram para os Estados Unidos para
passar seis meses visitando familiares e
igrejas.
A pequena pernambucana ganhou tantas roupas que quando voltaram,
poderiam abrir uma loja...
Outra
missionária ficou tomando conta das finanças e administração
geral, enquanto eu cuidava da escola. Foi uma experiência muito
interessante. Não me dei muito bem com a missionária, acabei não
tendo acesso a algumas coisas que tinham ficado acertadas, como uso
do carro e tempo livre, mas estreei como intérprete...
Fiz
boas amizades em Recife. Os pernambucanos são muito cordiais, uma
amiga em especial que se chama Joselina estava sempre comigo. Até
quando ela se preparou para o vestibular, estudávamos juntas. Quando
minha prima Edna foi morar lá, tornaram-se muito amigas e quando a
Joselina se casou, voltei lá e fui ao casamento, Edna foi madrinha.
Findos
os seis meses, o casal Stewart e a menina não voltavam. Eu estava
com muita saudade de casa, de meus pais e irmãos. Um belo dia não
aguentei mais: era o período de férias, eu não tinha que me
preocupar com a escola, então peguei o dinheiro que havia guardado e
comprei uma passagem de ônibus. Que bom foi chegar em casa, sem
avisar para não estragar a surpresa, abraçar e beijar minha mãe
querida, meu pai, meus irmãos...
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
The
beginning of my career as bilingual secretary was great: small
office, a kind and polite boss, friendly colleagues. I didn't even
have to worry about buses: there was a driver who went by each
employee's house to pick us up and take us to the Rua da Consolação.
The
work was simple but had to be done just so. There was a letter sent
to an admiral every month that I had to type, apply a rubber stamp
and take it for the boss to sign. And there was the problem: he was
very picky about stamps, it had to be absolutely aligned. Any
fraction of millimeter and I had to type everything again. At first
my hand would begin to shake everytime I typed that letter...
It
was good training. I learned to pay strict attention to everything I
did. My boss thought I was doing very well, soon gave me a raise and
was considering salary parity for me and a colleague who not only had
many years of experience on the job but was trilingual –
Portuguese, English and Dutch. However, nothing is perfect in this
world...
The
Dutch parent company started to investigate the office; it seems
there was some irregularity. I ended up remaining in that position
just for sex months. While the investigation became more and more
serious, the office environment began to lose all the charm of the
prevailing cordial atmosphere.
It
is interesting to see how things happen in our lives. I did not plan
any of this, but I was invited by a friend of the family, who lived
and managed a school in Recife to go there and manage the school
while she went to the US on furlough. She would pay for round trip
tickets and a small allowance. I had no doubt... That was the first
time I travelled by plane.
This
friend was a missionary, from a different denomination, and very
sweet. They had not had children and had adopted a beautiful girl in
Recife. Almond eyes, straight dark hair and an enchanting smile. The
couple and the little girl went to the US for six months, to visit
family and churches. The small girl from the state of Pernambuco
received so many gifts of clothes that by the time they came back,
the could have opened a store...
Another
missionary came over to take care of finances and general
administration, while I managed the school. It was a very interesting
experience. I did not get along very well with this missionary and
ended up not having access to a few things that had already been
agreed upon, like the use of the car and free time, but it was my
debut as interpreter...
I
made good friends in Recife. People from Pernambuco are very cordial,
there was a special friend whose name is Joselina who was always with
me. Even when she was getting ready to take the college entrance
exam, we studied together. When my cousin Edna moved to Recife, they
became very close friends and when Joselina married, I went back to
Recife to go to the wedding where Edna was the matron of honor.
The
six months were over and the Stewart couple and the little girl had
not come back. I was very homesick for my home, my parents, my
brothers. One day I couldn't stand it any more: it was the summer
vacation period, so I did not have to worry about the school. I got
the money I had saved from my allowance and bought a bus ticket. How
lovely it was to arrive home, without notice so as not to spoil the
surprise, and hug and kiss my dear mother, father, brothers and
sister...
Nenhum comentário:
Postar um comentário