Finalmente
chegou a hora de conhecer a terra dos meus avós. Minha mãe ajudou
nos preparativos, escrevendo para todos os parentes, e minha irmã
também escreveu para uma família de San Jose, onde eu ficaria
alguns dias. De novo eu queria ver tudo e todos de uma vez.
A
viagem foi espetacular. Em Los Angeles visitei alguns amigos de meu
tio, recebi uma oferta de emprego, que recusei, é claro – eu amava
trabalhar na VARIG! Hoje penso que foi uma oportunidade única,
talvez eu devesse ter pelo menos mantido contato com a empresa, que
era de um amigo do meu tio.
De
lá fui até San Jose. Paisagens lindas vistas através da janela do
ônibus confortável. Os amigos de minha irmã me acolheram como se
eu fosse membro da família. O casal tinha 3 filhas pequenas e
ensinei a mais velha a tocar o “Bife” no piano - como ela ficou
feliz, a toda hora vinha me chamar para tocarmos a quatro mãos. A
mãe dela era escritora de livros infantis e anos depois me escreveu
dizendo que a pequena Jackie nunca tinha esquecido como tocar aquela
música.
De
San Jose fui seguindo a trilha dos amigos e parentes, todos muito
simpáticos. Finalmente cheguei na Virginia, onde me esperava a prima
Julia. Ela era muito próxima a minha mãe, que nasceu em São Paulo
e foi passar férias lá só uma vez, quando tinha 5 anos, antes de
ir para estudar, aos 13 anos. Ela estranhava a escola tão diferente
da que frequentava no Brasil, e só aceitava estudar lá porque ia
junto com a priminha Julia. Ficou oito anos.
Julia
tinha cinco irmãs e dois irmãos. Essas primas de minha mãe eram
muito especiais. Todas se formaram, numa época em que era raro uma
garota ir para a faculdade; todas aprenderam música. Eram muito
unidas. Eu cresci ouvindo falar delas, pois minha avó Elizabeth
Davis tinha muita saudade dos EUA e sempre me contava sobre a fazenda
do irmão dela, Marvin Davis e familia.
Ela
me contou também que quando uma delas ia sair, cada uma trazia o que
tinha de mais novo e bonito para emprestar para a irmã, que assim
saia toda elegante.
Julia
era muito talentosa – tocava piano, órgão, regia o coral da
igreja, era muito ativa e requisitada. Quando cheguei, ela foi me
buscar na rodoviária e me disse que logo mais teríamos um jantar e
que a maioria dos primos estaria presente.
Logo começaram a
chegar os primos, de todas as idades. Foi uma reunião muito
agradável. A prima Julia tocou piano, órgão e me pediu que
cantasse alguma coisa, ela me acompanharia. Respondi que não
cantava, mas ela disse que eu deveria cantar, porque minha mãe tinha
uma linda voz. Sugeriu que eu cantasse o Hino Nacional. Nosso hino é
muito difícil! Cantei “Peixe Vivo” em vez disso – uma canção
folclórica que nosso presidente Juscelino Kubitschek amava.
* * * * * * * * *
USA
Finally
the time came for me to know the land of my grandparents. My mother
helped with the preparations, writing to all the relatives, and my
sister also wrote to a family from San Jose, where I would stay a
couple of days. Again I wanted to see everything and everyone at
once.
The
trip was spectacular. In Los Angeles I visited some friends of my
uncle, received a job offer that I refused, of course – I loved my
jov with VARIG! Today I think it was a unique opportunity and that
maybe I should have at least kept in touch with the company, that
belonged to a friend of my uncle's.
From
there I went to San Jose. Beautiful landscapes seen through the
window of a comfortable bus. My sister's friends welcomed me as if I
were a member of the family. The couple had three small daughters and
I taught the oldest one to play “Chopsticks” on the piano. How
happy she was, she would call me all the time for us to play it
together. Her mother wrote children's books and years later wrote to
moe saying that little Jackie had never forgotten how to play that
tune.
From
San Jose I followed the trail of friends and relatives, all of them
very nice. Finally I arrived in Virginia, where cousin Julia was
waiting for me. She was very close to my mother, who was born in São
Paulo and had visited the US only once, when she was 5 years old,
before going back to study, when she was 13. She found the new school
very different from the one she attended in Brazil, and only accepted
to study there because she studied with her little cousin Julia. She
stayed for eight years.
Julia
had five sisters and two brothers. These cousins of my mother's were
really special. To begin with, they all graduated, at a time when it
was rare for a girl to go to college; all of them learned music. They
were very close. I grew up hearing about them, as my grandmother
Elizabeth Davis missed the USA very much and always told me stories
about her brother Marvin Davis' farm and the family.
She
also told me that when one of them had a date, each one would bring
what she had that was new and pretty to lend to her sister, who would
go out all elegant.
Julia
was very talented – she played the piano, the organ, conducted the
choir at the Church, was very active and in demand. When I arrived,
she was at the bus station to pick me up and said that later we would
have a dinner party, where most of the cousins would be present.
Soon
cousins of all ages started to arrive. It was a very pleasant
reunion. Cousin Julia played the piano and the organ and asked me to
sing something,she would accompany me. I answered that I did not
sing, but she said I should, as my mother had a beautiful voice. She
suggested I sing the National Anthem. Our anthem is very difficult! I
ended up singing “Peixe Vivo” instead – a folk song loved by
our president Juscelino Kubitschek.
Nenhum comentário:
Postar um comentário